PAÍS
https://ajustereforma.no.comunidades.net
Taxa de desemprego em Portugal pode chegar aos 11% em 2010
`World Economic Outlook` divulgado hoje, a instituição estimou ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) real português sofra uma contracção de três por cento em 2009 e registe um ligeiro crescimento já no próximo ano, estimado em 0,4 por cento.
O FMI estima também que os preços no consumidor em Portugal sofram uma retracção de 0,6 por cento em 2009, recuperando em 2010 para um aumento de um por cento.
Sindicatos admitem nova greve depois do "falhanço" das negociações com Governo
Greves se avizinham, cenário dantesco, a crise está aí para durar e agora até os reformados vão sofrer na pele, depois de trabalharem uma vida.
Fitch reduz classificação da dívida portuguesa
Pois é, a verdade é que se prova que as agencias de rating não acreditam no PEC como forma de incentivar o crescimento económico pois só assim em termos de longo prazo é possível reduzir o deficit.
Por outro lado, não vejo ninguem falar de que grande parte da redução do deficit vai-se basear em receitas de privatizações, os mesmos que criticaram o Governo de Barroso por o fazer, chegando mesmo a dizer que com eles não havia lugar a mistificaçações, ou seja, não se reduzia o deficit com recurso a tal arma.
O ponto é simples:só se vai lá reduzindo a despesa e nada disso o PEC garante.Mais: prevê-se taxas de crescimento médio de 1.7% até 2013 quando a média dos últimos 10 anos foi 0.7%.Alguem acredita nestas taxas de crescimento?
Daí a quebra do rating ser lógica.
Seria melhor para o país não ter este PEC aprovado de modo a que o governo fizesse outro, mas efectivamente que fosse realista e cortasse nas despesas.
Amigos temos que nos virar para algum lado, porque os p+obres são cada vez mais pobres e os ricos mais ricos do que nunca. As novas tecnologias são a melhor fonte de apoio para equilibrar um pouco a balança , daí entrar neste negócio da internet e nos ganhos que me podem proporcionar.
Apertemos o cinto portugueses e nós os reformados!
Aguardemos,no entanto parar é morrer,sigamos com vontade, ainda estamos vivos.
O aposentado